28 de dez. de 2011

Leopold Auer fala sobre o vibrato em entrevista polemica



Leopold Auer
Nascido em 07 de junho de 1845 em Veszprém. Ele estudou em Budapeste, Viena e depois na Alemanha, com o colega violinista húngaro Joseph Joachim. Graças à sua amizade com o pianista e compositor Anton Rubinstein, diretor do Conservatório de São Petersburgo, em 1868 obteve um posto como professor de violino na instituição. A Rússia foi nacionalizada em 1883. Ele foi solista com a corte do czar e fundou o primeiro grande quarteto de cordas da Rússia. Após a Revolução de Outubro de 1917, começou sua carreira de concertos no estrangeiro. Em 1924 deu seu primeiro concerto nos Estados Unidos, e dois anos depois obteve a nacionalidade desse país. É conhecido como um grande professor de violino. Entre seus alunos estão famosos violinistas americanos Mischa Elman e Jascha Heifetz. Ele faleceu em 15 julho de 1930 em Loschwitz, um subúrbio de Dresden, na Alemanha, e foi enterrado no Cemitério Ferncliff em Hartsdale, New York.

 

certa vez perguntado sobre o vibrato ele respondeu:

O objetivo do vibrato, e o efeito de tom vacilante garantidos por oscilação rápida de um dedo sobre a corda, é emprestar qualidade mais expressiva a uma frase musical, e até mesmo a uma única nota de uma frase. Como o portamento, o vibrato é principalmente um meio utilizado para aumentar efeito, para embelezar um tom. Infelizmente, ambos os cantores e tocadores de instrumentos de corda frequentemente abusam desse efeito, assim como eles fazem com o portamento, fazendo assim o que eles têm chamado de praga da natureza no meio artístico, onde noventa em cada cem solistas vocais e instrumentais são vítimas.



Alguns dos artistas que habitualmente fazem uso do vibrato estão sob a impressão de que eles estão fazendo seu timbre mais eficaz, e alguns deles encontram no vibrato um dispositivo muito conveniente para esconder uma entonação ruim ou a sua desafinação. Mas tal artifício é tanto pior do que inútil. O aluno que é sábio e que ouve de forma inteligente a sua própria afinação, admite que a sua entonação ou tom de produção é ruim, e, em seguida, compromete-se a melhorá-la. Recorrer ao vibrato em um esforço de avestruz para esconder o tom de produção ruim e a entonação dos outros, não só não a progresso, mas  é desonesto artisticamente.

Mas ha outra classe de violinistas que habitualmente fazem uso do dispositivo, os que estão convencidos de que um vibrato é o segredo de tocar com alma, de sabor picante no desempenho são lamentavelmente equivocados em sua crença. Em alguns casos, sem dúvida, elas são, talvez, contra seus próprios instintos, com a consciência de executar as instruções dos professores dissonantes. Mas os seus próprios valores musicais devem dizer-lhes como é falsa a noção de que a vibração, seja de bom gosto, e adiciona tempero picante e ao seu timbre ...

Com violinistas certos, este vibrato excessivo e doloroso é representado por uma oscilação lenta e contínua da mão e todos os dedos também, mesmo aqueles dedos que estão desocupados por enquanto. Mas este hábito curioso de oscilação e vibração nos montantes de tom soam como um defeito físico real, cuja existência daqueles que são amaldiçoados com ele, na maioria dos casos,suspeito, que a fonte deste mal físico geral, pode ser atribuído a um grupo de nervos doentes ou enfermos, desconhecidos até então. E essa minha crença é baseada no fato de que eu posso de outra forma não contar para alguns alunos meus, que em sua determinação sincera ao contrário, têm sido incapazes de se livrar deste hábito vicioso, e até continuam a vibrar em cada nota, longa ou curta, tocando mesmo as passagens mais secas e exercícios de escala com vibrato constante.




Só há um remédio que se pode fazer para reverter esta condição enferma de hábito vicioso, ou falta de bom-gosto, que é negar a si mesmo o uso do vibrato completamente. Observar e seguir o seu toque com toda a concentração mental à sua disposição. Assim que você notar a menor vibração de mão ou dedo, parar de tocar, descansar por alguns minutos, e então começar mais uma vez, continuando a observar-se. Durante semanas e meses, você deve continuamente proteger-se desta forma até que você esteja confiante de que você domina o seu vibrato absolutamente,e que ele está inteiramente sob seu controle.

... Como regra Proíbo meus alunos de usar o vibrato em todas notas que não são sustentadas, e eu sinceramente aconselho-os para não abusar do vibrato, mesmo no caso de notas sustentadas que se sucedem em uma frase.

    
Leopold Auer
    
como eu ensino o Violino
    
Lippincott, New York, 1960
    
pp 22-24


Um dia, enquanto estava em turnê na Styria, chegando a Gratz, a capital. E lá meu pai viu um anúncio publicado que Henri Viextemps estava dando um concerto no Teatro Municipal ...

Meu pai uma aproveitou a oportunidade oferecida pela coincidência de encontrar o grande violinista em Gratz e esforçou-se para me apresentar ao grande mestre. Sua secreta esperança era que Vieuxtemps, quando eu toca-se para ele, iria declarar que eu era um grande gênio, algo que teria servido como uma minúcia aos planos de meu pai como publicidade para a nossa tournées ...



chegou o dia e hora em que fomos ao hotel em que o mestre Vieuxtemps ocupava um apartamento. Entramos e fomos recebidos muito cordialmente por Vieuxtemps, e muito friamente por sua esposa, que tocava os acompanhamentos em seus concertos. Depois de algumas palavras educadas sobre os meus estudos tinham sido trocadas, eu estava autorizado a tirar o meu instrumento bastante pobre e tocar. A Sra Vieuxtemps sentou-se ao piano olhando decididamente entediada.

Eu mesmo, nervoso por natureza, tremendo de emoção, comecei a tocar a "Fantasie Caprice". Não me lembro de como eu toquei, mas parece-me que coloquei toda minha alma em todos os tons, apesar de mal apoiados por uma técnica pouco desenvolvida. Vieuxtemps incentivou-me com um sorriso amável. Então, no momento exato em que estava no meio de uma frase cantabile que eu estava tocando muito sentimentalmente, a sra. Vieuxtemps saltou do banquinho do piano, e começou a caminhar precipitadamente ao redor da sala. Ela inclinou-se para o chão, olhou aqui, olhou ali, debaixo dos móveis, e do piano, como se ela estivesse à procura de algo que ela tinha perdido e não conseguia encontrar, apesar de todos os seus esforços que ela tomou. 

Bruscamente interrompido por sua ação estranha, eu estava com a boca escancarada, sem suspeita de que tudo isso poderia significar. Eu me senti como se tivesse sido lançado para baixo de uma grande altura por uma explosão de fogo subindo do abismo. O Sr. Vieuxtemps, se maravilhava, seguindo o progresso de sua mulher sobre o quarto com um ar surpreso, e perguntou o que ela estava procurando tão nervosa com a mobília. "Um ou mais gatos devem estar escondidos nesta sala", disse ela, "ouço o miau  em cada tecla!" Ela estava se referindo ao meu glissando super-sentimental na frase cantabile. 

Eu estava tão abalado pelo choque que eu perdi a consciência, e meu pai foi obrigado a me segurar em seus braços para que eu não cai-se. O sr. Vieuxtemps transformou o caso inteiro em uma grande brincadeira, me deu um tapinha no rosto, e me consolou dizendo que, mais tarde, tudo iria melhorar. Eu tinha não mais de quatorze anos naquela época. A visita estava no fim, e meu pai e eu deixamos o hotel com lágrimas nos olhos, desanimados, infelizes, e esmagados até a terra. Daquele dia em diante eu odiaria todos os glissandos e vibratos, e neste mesmo instante me lembro da angústia de minha visita a Vieuxtemps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...